Instituto Amigos da Periferia

Projeto: É bom Envelhecer!

Instituto Amigos da Periferia

O Instituto Amigos da Periferia é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, fundada em 2019, e formalizada em 2022, que atua no território do Benedito Bentes, com o objetivo de promover cidadania, justiça social, saúde e melhoria das condições de vida da comunidade do Residencial Jorge Quintela.

Sua atuação está voltada principalmente para o fortalecimento comunitário e o enfrentamento das desigualdades sociais, por meio de projetos que abordam temas como envelhecimento, equidade em saúde, direitos humanos, segurança alimentar, educação popular, cultura, combate ao racismo, e fortalecimento de mulheres pretas periféricas.

Entre os projetos em andamento estão: É Bom envelhecer, que promove o bem viver de pessoas idosas por meio de atividades educativas, recreativas e de autocuidado; o projeto Caminho Suave, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes; e o Coletivo de Mulheres Pretas, que atua na promoção dos direitos da população negra nas periferias, o Trançando Sonhos, que trabalha a profissionalização da comunidade, com cursos na área da beleza, O Sopão dos amigos, que arrecada, prepara e distribui sopa para a comunidade e pessoas em situação de rua, a cada 15 dia.

O Instituto também realiza campanhas dos meses coloridos do SUS, ações solidárias, encontros formativos, oficinas, articulações com políticas públicas e projetos em parceria com universidades, órgãos públicos e outras instituições da sociedade civil.

Seu espaço físico é equipado para receber atividades coletivas e atendimentos individuais, e conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais e voluntários comprometidos com a transformação social do território.

Objetivo

Objetivo Geral:

Implementar um espaço de referência, dedicado a oferecer suporte e orientação às pessoas idosas, proporcionando um ambiente onde possam encontrar profissionais comprometidos em acolhê-las.

Objetivos Específicos:

Criar um ambiente acolhedor, onde indivíduos que enfrentam desafios similares possam se reunir, trocar experiências e receber apoio mútuo.
Proporcionar um momento de reflexão sobre o processo de envelhecimento.
Fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Trabalhar Diversos temas de interesse dos participantes.
Auxiliar os participantes a acessar direitos violados.

Público-Alvo

25  Pessoas idosa do Residencial Jorge Quintela, com encontros mensais, com duração de 2 horas cada encontro. Sendo ofertado um espaço de escuta ativa, combinado com informações e educação.  Isso será realizado por meio de dinâmicas, materiais educativos, palestras e outras atividades pertinentes.

Ações Desenvolvidas

Trabalho sobre meses coloridos do SUS, conscientizando e lutando contra todas as formas de violências e violações.

Oficina sobre Hábitos Saudáveis e segurança Alimentar

Palestra Sobre Hipertensão Arterial e Diabetes

Datas festivas e comemorativas.

Prevenção e cuidados em quedas na pessoa idosa

Conscientização sobre o uso da Caderneta da pessoa Idosa

Orientação sobre Sexualidade

Oficina de Relaxamento

Oficina sobre autocuidado

Dia do Idoso: Comemoração com Festa para o grupo

Oficina sobre Letramento Digital

Festa de encerramento

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Projeto: É bom Envelhecer!
Projeto: É bom Envelhecer!
10
11
16

Sistema de Pesquisa do portal Rede Maceió possui a funcionalidade de preenchimento automático (autocomplete).
Digite o assunto desejado para visualizar sugestões automáticas que facilitam sua busca. Caso prefira, preencha o campo de pesquisa e clique no ícone (lupa) para realizar uma consulta. 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors