Instituto Amigos da Periferia

cartografia viva – Memorias, Território e Pertencimento

Instituto Amigos da Periferia

O Instituto Amigos da Periferia é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, fundada em 2019, e formalizada em 2022, que atua no território do Benedito Bentes, com o objetivo de promover cidadania, justiça social, saúde e melhoria das condições de vida da comunidade do Residencial Jorge Quintela.

Sua atuação está voltada principalmente para o fortalecimento comunitário e o enfrentamento das desigualdades sociais, por meio de projetos que abordam temas como envelhecimento, equidade em saúde, direitos humanos, segurança alimentar, educação popular, cultura, combate ao racismo, e fortalecimento de mulheres pretas periféricas.

Entre os projetos em andamento estão: É Bom envelhecer, que promove o bem viver de pessoas idosas por meio de atividades educativas, recreativas e de autocuidado; o projeto Caminho Suave, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes; e o Coletivo de Mulheres Pretas, que atua na promoção dos direitos da população negra nas periferias, o Trançando Sonhos, que trabalha a profissionalização da comunidade, com cursos na área da beleza, O Sopão dos amigos, que arrecada, prepara e distribui sopa para a comunidade e pessoas em situação de rua, a cada 15 dia.

O Instituto também realiza campanhas dos meses coloridos do SUS, ações solidárias, encontros formativos, oficinas, articulações com políticas públicas e projetos em parceria com universidades, órgãos públicos e outras instituições da sociedade civil.

Seu espaço físico é equipado para receber atividades coletivas e atendimentos individuais, e conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais e voluntários comprometidos com a transformação social do território.

Objetivo

O Instituto Amigos da Periferia (IAP), organização sem fins lucrativos localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió/AL, atua desde 2019 no fortalecimento comunitário, promoção da cidadania e defesa de direitos. Reconhecendo a importância de compreender profundamente o território onde está inserido, o Instituto propõe a realização de um processo de cartografia social junto à comunidade do Residencial Jorge Quintela e entorno, visando construir coletivamente um retrato vivo das realidades, memórias, desafios e potencialidades locais. A cartografia social será desenvolvida como instrumento de diagnóstico participativo e de empoderamento comunitário, articulando saberes acadêmicos, populares e afetivos.

Objetivo Geral
Construir coletivamente um mapa afetivo, social e cultural do território, identificando desafios, recursos e potencialidades, a partir da perspectiva dos próprios moradores.

Objetivos Específicos
Mobilizar moradores para participação ativa no processo.
Coletar dados qualitativos e quantitativos sobre o território, combinando observação direta, entrevistas.
Produzir mapas físicos e digitais que representem elementos geográficos, sociais, culturais e afetivos.
Sistematizar e analisar as informações levantadas, apresentando um relatório final.
Estimular reflexões coletivas que orientem políticas públicas e iniciativas locais.

Público-Alvo

Moradores do Residencial Jorge Quintela e áreas próximas, especialmente:

Idosos participantes do projeto “É Bom Envelhecer”
Jovens do grupo de capoeira e demais ações do Instituto
Mulheres e famílias acompanhadas pelo IAP e parceiros

Ações Desenvolvidas

Mobilização e reuniões iniciais
Levantamento de informações ( entrevistas, caminhadas, Rodas de Conversas. Ciclos de Cultura, Místicas, )
Sistematização e elaboração dos mapas
Evento de devolutiva e entrega dos produtos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
cartografia viva – Memorias, Território e Pertencimento
10
11
16
17
Galeria de fotos

Sistema de Pesquisa do portal Rede Maceió possui a funcionalidade de preenchimento automático (autocomplete).
Digite o assunto desejado para visualizar sugestões automáticas que facilitam sua busca. Caso prefira, preencha o campo de pesquisa e clique no ícone (lupa) para realizar uma consulta. 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors