Instituto Amigos da Periferia

O Instituto Amigos da Periferia é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, fundada em 2019, e formalizada em 2022, que atua no território do Benedito Bentes, com o objetivo de promover cidadania, justiça social, saúde e melhoria das condições de vida da comunidade do Residencial Jorge Quintela.

Sua atuação está voltada principalmente para o fortalecimento comunitário e o enfrentamento das desigualdades sociais, por meio de projetos que abordam temas como envelhecimento, equidade em saúde, direitos humanos, segurança alimentar, educação popular, cultura, combate ao racismo, e fortalecimento de mulheres pretas periféricas.

Entre os projetos em andamento estão: É Bom envelhecer, que promove o bem viver de pessoas idosas por meio de atividades educativas, recreativas e de autocuidado; o projeto Caminho Suave, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes; e o Coletivo de Mulheres Pretas, que atua na promoção dos direitos da população negra nas periferias, o Trançando Sonhos, que trabalha a profissionalização da comunidade, com cursos na área da beleza, O Sopão dos amigos, que arrecada, prepara e distribui sopa para a comunidade e pessoas em situação de rua, a cada 15 dia.

O Instituto também realiza campanhas dos meses coloridos do SUS, ações solidárias, encontros formativos, oficinas, articulações com políticas públicas e projetos em parceria com universidades, órgãos públicos e outras instituições da sociedade civil.

Seu espaço físico é equipado para receber atividades coletivas e atendimentos individuais, e conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais e voluntários comprometidos com a transformação social do território.

Área de Atuação
Apoio à gestão de organizações de Terceiro Setor
Apoio à gestão de organizações de Terceiro Setor
Assistência Social
Assistência Social
Cultura e Artes
Cultura e Artes
Desenvolvimento Comunitário
Desenvolvimento Comunitário
Defesa de Direitos
Direitos Humanos
Educação
Educação
Saúde
Saúde
O que fazemos

Entre nossas principais frentes de trabalho estão:

  • Projeto É Bom Envelhecer: voltado para um grupo de pessoas idosas, com encontros mensais que promovem o bem viver, abordando temas como saúde, alimentação, e, direitos da pessoa idosa, memória, arte, cultura e práticas integrativas. As atividades envolvem palestras, oficinas, rodas de conversa e dinâmicas de grupo, contribuindo para o envelhecimento com dignidade e autonomia.
  • Projeto Capoeira: oferece aulas de capoeira  para crianças e adolescentes, promovendo disciplina, respeito, fortalecimento físico e emocional. A atividade também contribui para afastar os jovens de situações de risco social, oferecendo uma alternativa saudável de convivência e crescimento pessoal.
  • Coletivo Mulheres Pretas: Atua no enfrentamento ao racismo estrutural e na valorização da identidade negra. Realiza ações formativas, eventos culturais, oficinas de empoderamento e articulação política voltadas para mulheres pretas periféricas.
  • Educação Popular em Saúde: realizamos rodas de conversa e ciclos de cultura que tratam do processo saúde-doença a partir do território, considerando os saberes populares e os determinantes sociais da saúde. Essas ações ocorrem com base na metodologia da educação popular, dialogando com a realidade da comunidade.
  • Campanhas Solidárias: promovemos ações de arrecadação e entrega de enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade, além de cestas básicas e outros itens de necessidade emergencial, fortalecendo a rede de apoio comunitária em momentos críticos.
  • Assessoria em direitos sociais: através do atendimento com assistente social, orientamos e encaminhamos os usuários para acesso a políticas públicas e benefícios sociais, como BPC, Cadastro Único, e outros serviços da rede socioassistencial.

Consultoria Jurídica: Atendimento com advogados, para orientações sobre direitos trabalhistas, Civis,  e Previdenciários para a comunidade.

Além disso, participamos ativamente de redes de articulação comunitária e elaboramos projetos sociais com foco no fortalecimento do território. Nossas ações são planejadas com base na escuta da comunidade e no reconhecimento das potencialidades locais, buscando sempre promover autonomia, equidade e justiça social.

Público-alvo Atendido

O público-alvo do Instituto Amigos da Periferia é composto, prioritariamente, pela comunidade do Residencial Jorge Quintela, localizado no bairro Benedito Bentes.    Atualmente, contamos com mais de 300 famílias cadastradas, que participam das ações sociais, educativas, culturais e de saúde promovidas pela instituição.

Além do público residente no Jorge Quintela, atendemos também moradores de bairros adjacentes, que procuram a instituição para atendimentos na área da saúde, apoio psicossocial, orientação sobre direitos sociais, e participação em projetos, oficinas, campanhas e atividades comunitárias.

Nosso atendimento contempla indivíduos, famílias e coletivos comunitários, com foco especial em pessoas idosas, crianças, adolescentes, mulheres, gestantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão, autonomia e fortalecimento dos vínculos sociais no território.

Resultados Sociais, Operacionais e Comunitários

A atuação do Instituto Amigos da Periferia tem contribuído diretamente para melhorar a vida das famílias do Residencial Jorge Quintela e de comunidades vizinhas. A partir das ações desenvolvidas, observamos um fortalecimento dos laços comunitários, maior acesso a direitos sociais e aumento da participação das pessoas nas atividades coletivas.

No dia a dia, os resultados aparecem de várias formas: pessoas idosas que passaram a se sentir mais valorizadas e ativas por meio do projeto É Bom Envelhecer; mulheres negras e periféricas que encontraram voz, acolhimento e força no Coletivo Mulheres Pretas; crianças e adolescentes que, por meio da capoeira, desenvolveram disciplina, expressão corporal e fortalecimento da identidade cultural.

Também temos alcançado bons resultados nos atendimentos sociais, com orientações sobre direitos, encaminhamentos para a rede de saúde, apoio emocional e ajuda prática em situações emergenciais, sempre com escuta acolhedora e respeito à realidade de cada família.

No aspecto organizacional, estruturamos um espaço físico acolhedor e funcional, que permite a realização de oficinas, formações, encontros comunitários e atendimentos individuais. Contamos com o apoio de voluntários e profissionais de diversas áreas, comprometidos com o fortalecimento do território.

O Instituto já é reconhecido como um ponto de apoio e referência na comunidade, onde as pessoas confiam, buscam ajuda, compartilham saberes e constroem coletivamente alternativas para enfrentar os desafios do dia a dia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Instituto Amigos da Periferia
Instituto Amigos da Periferia
Instituto Amigos da Periferia
Instituto Amigos da Periferia
Instituto Amigos da Periferia
10
11
16
17
Projetos em Andamento
Fale Conosco
Formulário de contato
Preencha o formulário corretamente para que a OSC (Instituto Amigos da Periferia) receba sua mensagem e possa retornar o contato posteriormente.

Sistema de Pesquisa do portal Rede Maceió possui a funcionalidade de preenchimento automático (autocomplete).
Digite o assunto desejado para visualizar sugestões automáticas que facilitam sua busca. Caso prefira, preencha o campo de pesquisa e clique no ícone (lupa) para realizar uma consulta. 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors